NOSSO PATRIARCA

O Patriarca da Família Sanglard ou chefe da família de suíços que emigrou para o Brasil em 1819, era MATHIEU SANGLARD, um “potier” na Suíça, ou seja, um fabricante e vendedor de objetos de cerâmica.

De acordo com documentos suíços, Mathieu era filho de MARIE GIRARD e aos 19 anos foi adotado por JEAN-JACQUES SANGLARD, de 54 anos, após casar-se com sua mãe, no ano de 1799, em Cornol, Cantão de Jura-Bernois, Suíça, quando então passou a assinar o sobrenome Sanglard, no lugar de Girard. Com a morte de seus pais, em 1804, sua adoção foi confirmada em seus testamentos.

Por volta de 1806, nosso Patriarca casou-se com THÉRÈSE FAIGAT, com quem teve 4 filhos: CONRAD, em 1807, GODFRIED, em 1809, CATHERINE, em 1811 e PIERRE JOSEPH, em 1813, o qual passou a chamar-se FRANÇOIS, quando chegou ao Brasil, em 1819.

Nosso Patriarca faleceu no dia 17 de fevereiro de 1825, na antiga Vila e atual cidade de Nova Friburgo do Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos fundadores da primeira Colônia Suíça do Brasil.

Brasão do Village Suíço de Cornol