DESCRIÇÃO DO BRASÃO DA FAMÍLIA SANGLARD

Escudo helvético partido da faixa para o chefe (do centro para a parte superior) formando 2 quartéis sendo que, no primeiro quartel superior direito, em fundo prata (argenta), contém o brasão do canton suíço do Jura, ex-canton Jura-Bernois, local de origem da Família Sanglard na Suíça.

No segundo quartel superior esquerdo, em fundo ouro (jalde), a representação icnográfica de montanhas, em verde (sinople), representando Nova Friburgo, cidade da micro região serrana fluminense, destino dos primeiros imigrantes da Família no Brasil.

Da faixa para o contra-chefe (do centro para a ponta do escudo), em fundo azul (blau), um navio veleiro de 2 mastros, embarcação usada no século XVIII, que representa o Debby Elisa, navio de bandeira holandesa que transportou a Família Sanglard para o Brasil.

Como suportes, o escudo está ornamentado, à sinistra (esquerda), com a figura de um bovino, e á destra (direita), por peças de cerâmica, tudo em prata (argenta), que representam: a pecuária e a arte da fabricação de louça com barro cozido, especialidades de alguns membros da família na Suíça.

Na parte superior, o escudo está ornamentado com 2 astes de cafeeeiro frutificado, que representam a principal atividade da família no Brasil, a cafeicultura.

Acima do escudo, sobre um arabesco de prata (argenta) que é a chama ardente da intrepidez, uma estrela, que representa MATHIEU SANGLARD, o Patriarca.

Abaixo do escudo, um listel de prata (argenta) carregado com a legenda em vermelho (goles) ASSOCIAÇÃO MATHIEU SANGLARD no centro e, nas extremidades, os milésimos 1819 e 1992, datas da chegada da família ao Brasil e da fundação da sua Associação, respectivamente.

Os metais e esmaltes significam: OURO – Mando, Força, Poder; PRATA – Paz, Religiosidade; AZUL – Lealdade, Serenidade; VERDE – Esperança, Abundância e VERMELHO – Intrepidez.

Brasão da Família Sanglard. Autor Christóvão Aguiar em 1º/05/1993.