HISTÓRIA DA FAMÍLIA

Fugindo da crise européia do século XIX gerada pelas guerras napoleônicas, cujos efeitos também atingiram a Suíça, apesar de sua tradicional neutralidade, foram recrutados do então Canton de Jura-Bernois 500 (quinhentos) suíços para fazerem parte do projeto de colonização estrangeira da Coroa Portuguesa, no Reino do Brasil, aprovado por El-Rei Dom João VI, em 1818.

Dentre os colonos suíços, figuravam 6 (seis) membros da FAMÍLIA SANGLARD, residentes na Village de Cornol, pertencente ao Canton de Jura-Bernois, de língua francesa e de religião católica, tendo como chefe da família MATHIEU SANGLARD um “potier” (fabricante e vendedor de objetos de cerâmica).

No dia 12 de setembro de 1819, parte da Holanda o navio Debby Elisa rumo ao Brasil, tendo a bordo 233 (duzentos e trinta e três) passageiros, dentre os quais o casal de colonos MATHIEU SANGLARD, com 42 anos, e THÉRÈSE FAIGAT, com 43 anos, e seus quatro filhos: CONRAD, com 12 anos; GODFRID, com 10 anos; CATHERINE, com 8 anos; e PIERRE JOSEPH, com 6 anos.

Aos 26 de novembro de 1819, chegam à então Província  do Rio de Janeiro, os seis membros da FAMÍLIA SANGLARD, futuros fundadores da Vila de Nova Friburgo, tendo o caçula Pierre Joseph passado a chamar-se FRANÇOIS SANGLARD.

Em 6 de dezembro de 1819, a FAMÍLIA SANGLARD chega à Fazenda Real do Morro Queimado, Distrito da Vila de Cantagalo,  a qual daria origem à Vila de Nova Friburgo, criada em 1820, tendo sido instalada na casa número 60 (sessenta) e recebido o lote de terra número 45 (quarenta e cinco), juntamente com outras três famílias de imigrantes suíços, totalizando 16 (dezesseis) colonos.

No dia 17 de fevereiro de 1825, falece MATHIEU, na Vila de Nova Friburgo, e mais tarde, em 18 de dezembro de 1850, falece sua esposa THÉRÈSE, também em Friburgo. Mas seus filhos casam-se no Brasil e espalham suas proles pela região, bem como nela trabalham como agricultores, tropeiros e comerciantes, tendo muitos de seus descendentes ido para outros lugares a procura de melhores terras para plantação de café, especialmente para a região de São José do Ribeirão, de Cantagalo e da zona da mata de Minas Gerais.

Atualmente, encontram-se numerosos membros da FAMÍLIA SANGLARD espalhados por diversas cidades dos Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de São Paulo, do Paraná e do Distrito Federal.

Finalmente, no dia 29 de novembro de 1992, passados 173 (cento e setenta e três) anos da chegada dos primeiros imigrantes suíços no Brasil, reuniram-se 57 (cinqüenta e sete) representantes dos diversos ramos da Família, no Sítio Pedra Branca, em Amparo, distrito da cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, e fundaram a ASSOCIAÇÃO MATHIEU SANGLARD, com o objetivo de congregar todos os descendentes e afins do Patriarca da Família no Brasil e de realizar Encontros anuais da Família, tendo o I ENCONTRO DA FAMÍLIA SANGLARD ocorrido em 31/07/93, em Friburgo, contando com a participação de cerca de 500 (quinhentos) parentes.

No ano de 2005, a nossa Associação adquiriu parte de uma fazenda histórica da família, no distrito de Amparo da cidade de Nova Friburgo-RJ, contendo a antiga sede e o terreiro de café, para sua sede própria, que recebeu o nome de Maison Maria Thereza Sanglard, a qual foi reformada e inaugurada em 2007, graças às doações dos parentes.

Brasão do Cantão Suíço do Jura