Clique aqui para ler ou fazer o download.

A necessidade de escrever esse livro

Filhos caçulas têm pouco ou nenhum contato com seus ancestrais: bisavós, avós e, por vezes, até pais; fazendo com que muita coisa sobre suas origens deixe de ser transmitida de geração em geração, pela tradição oral, comum nas épocas passadas.O autor, mais um caçula, não teve contato com seus avós e muito menos com seus bisavós, nem mesmo seu pai teve tais contatos, e esse elo não vivido deixou-lhe um sentimento de uma família incompleta.Além daqueles ascendentes, muitos dos onze tios, irmãos do seu pai, já haviam falecido.Devido a essa ruptura, o autor projetou seu desejo daquela convivência inexistente numa fascinante busca pela origem da Família Sanglard.

Sobre o Autor

PEDRO ELIAS ERTHAL SANGLARD é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, titular da 4ª Procuradoria de Justiça junto à 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, atualmente afastado para exercer o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Fundador e Conselheiro das Associações Mathieu Sanglard e João Erthal, bem como sócio da Associação Fribourg-Nova Friburgo.Nasceu no Sítio Santa Gertrudes, em Nova Friburgo-RJ, no dia 30 de novembro de 1960, onde passou sua infância e juventude, tendo cursado o antigo primário no Grupo Escolar Ribeiro de Almeida e os antigos ginásio e científico no Colégio Anchieta, onde reorganizou e presidiu o Grêmio Estrudantil Anchieta – GEA, foi Congregado Mariano e membro dos Grupos Amador de Teatro – TACA e de Escoteiros.Em 1985, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ, onde foi presidente do Centro Acadêmico Luiz Carpenter – CALC e Monitor do Escritório Modelo de Advocacia. Foi também membro da Comissão Universitária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro – OAB/RJ e estagiou em escritórios de advocacia, na Defensoria Pública e nas Procuradorias Geral do Estado e Regional do Trabalho.Advogou até o ano de 1986, quando foi aprovado no concurso público para o Ministério Público Estadual. Como Promotor de Justiça e Eleitoral atuou em diversas Comarcas do interior do estado, sendo também membro da Equipe de Proteção ao Meio Ambiente e de Banca de Concursos da Procuradoira-Geral de Justiça, Presidente da Comissão de Gestão Ambiental e Chefe da Assessoria Cível do Ministério Público.Foi fundador da Fundação Escola – FEMPERJ e da Cooperativa de Crédito do Ministério Público – COOMPERJ, Conselheiro da Associação do Ministério Público Estadual – AMPERJ, do Conselho Penitenciário Estadual e do RIOPREVIDÊNCIA, bem como 2º Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Estados e da União – CNCGMPEU.Participou de vários cursos jurídicos, especilamente na área ambiental, foi professor de Direito Ambiental e escreveu diversos artigos e teses, tais como: Anteprojeto de Novo Currículo para a Faculdade de Direito da UERJ; O Primeiro ENAD e a Questão do Estagiário; O Sítio Arqueológico do Porto Estrêla; A Expansão da Colonização Suíça e Alemã de Nova Friburgo; Luiz Carpenter – Notas Biográficas; Origem e Evolução da Propriedade Rural no Brasil; A Atuação do Ministério Público Estadual na Proteção do Meio Ambiente; Execução Penal – Estudos e Pareceres; 150 Anos Depois, A Primeira Ferrrrovia do Brasil Ainda Aguarda Restauração; Do Cabimento da Ação Civil Pública para Defesa do Contribuinte; Da Inconstitucionalidade e da Ilegalidade da Construção da Usina Nuclear Angra III; Da Natureza Contratual do TAC e da Prática de Crime Ambiental Pelo Seu Descumprimento; Da Constitucionalidade e Legalidade do Processo Administrativo Disciplinar.Recebeu as seguintes condecorações: Medalha Dom João VI da Polícia Militar; Colar do Mérito do Ministério Público Estadual; Prêmio Gestão de Excelência do Ministério Público; Colar do Mérito Judiário; Medalha Somos Quem Fomos da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Contatos: celular 21-9-8697-1254
e-mail: pedroees@mprj.mp.br.